Através do app Qipu ainda não é possível emitir notas fiscais para o Exterior, mas nossa intenção é apresentar para você como esta nota deve ser emitida e as principais informações que você deve se atentar.

Estas notas devem ser emitidas diretamente pelo site da sua prefeitura e cada município atua de forma diferente. Algumas dão a opção de um campo para sinalizar se a nota é para o exterior e outras dão a opção de escolher no Estado do tomador a opção "EX" que se refere ao exterior. Com isso é importante que você verifique na sua prefeitura como é o processo de emissão deste tipo de nota.

Caso sua empresa seja cadastrada na prefeitura de São Paulo, você deve clicar na área para emissão das notas e na ''Natureza da Operação'' deve selecionar a opção ''Exportação de serviços'' e preencher os dados que você tiver do seu cliente (nome, endereço e outros dados obrigatórios).

Atenção: Esta nota fiscal deve ser emitida somente no dia do recebimento do valor na conta bancária do Brasil com o valor convertido para Real.

Para o seu cliente do Exterior, a nota fiscal emitida no Brasil não possui validade, sendo necessário que você faça um invoice. O invoice funciona como um documento comercial e serve para formalizar qualquer operação de compra que envolva uma empresa estrangeira.

Pelo Qipu você também não conseguirá emitir o invoice, porém existem diversos modelos disponíveis na internet que você pode utilizar!

Para finalizar, precisamos sanar a sua dúvida sobre os impostos quando se emite notas para o exterior! Se a sua empresa faz parte do Simples Nacional e não é MEI, haverá desconto dos impostos municipais na guia de DAS porém os impostos federais ainda são cobrados no imposto.

Esta nota irá aparecer automaticamente em seu aplicativo, caso a prefeitura em que sua empresa esteja registrada tenha integração com o Qipu.

Se ainda ficou com dúvidas sobre a emissão dessa nota, conte com a equipe de atendimento no chat ou e-mail para te ajudar :)

Encontrou sua resposta?