A distribuição de lucros é uma das maneiras possíveis de se remunerar os sócios de uma empresa, neste caso, com base no lucro líquido da mesma. É no contrato social que é estabelecida qual a porcentagem de lucro que cada um vai receber. Também é nesse mesmo documento que será definida a regularidade com que serão distribuídos esses lucros. 

Caso os sócios antecipem os lucros da empresa é necessário fazer o seguinte cálculo:
RECEITAS - DESPESAS = LUCRO LÍQUIDO. 

É preciso considerar a porcentagem de cada sócio para retirar apenas o lucro líquido, que é o resultado das notas fiscais emitidas e entradas da empresa, menos as despesas do CNPJ que são os impostos, a contabilidade, os serviços tomados e qualquer outra despesa vinculada ao seu negócio. 

Para lançar a distribuição você de acessar o menu lateral e clicar em lançamentos especiais, após isso selecionar RETIRADAS (-$) e por último clicar em "Distribuição de Lucros" . No lançamento ao colocar o valor, deverá colocar na descrição o nome do sócio seguido do CPF.
Ex: MATHEUS REIS 0123456789-10

OBS: Caso tenha dois ou mais sócios que façam antecipação dos lucros, deverá ser feito um lançamento para cada, sempre considerando a proporção da sociedade. 

Assista o nosso vídeo tutorial sobre este lançamento. 

Abraços. 

Encontrou sua resposta?